quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Como ser uma excelente recepcionista ?


Para atuar como Recepcionista, não há exigências quanto à formação, no entanto é importante que o profissional tenha o Ensino Médio completo, acrescido de cursos profissionalizantes e bons conhecimentos na língua portuguesa e o profissional que tiver conhecimentos em outros idiomas terá um diferencial no momento da contratação.

As recepcionistas são responsáveis por proporcionar a primeira impressão no cliente.Como diria Danuza Leão: “Você nunca tem uma segunda chance para causar a primeira impressão”.  Então ai vão algumas dicas para se tornarem excelentes recepcionistas:

1) Apresentação pessoal: Aparência é muito importante e, por este motivo, a recepcionista deve usar roupas adequadas e sóbrias, se o local de trabalho possui a norma de usar uniformes, a secretária não pode deixar de vesti-lo. Cabelos e unhas também precisam ter total atenção quanto à apresentação pessoal da recepcionista. Manter-se com uma postura corporal adequada também é essencial durante o atendimento. Uma recepcionista não pode se mostrar desleixada na maneira de andar ou sentar.

2)Simpatia e bom humor: Manter o alto astral e o bom humor durante o dia é uma tarefa das mais difíceis, mas é uma meta que deve ser almejada pelas atendentes. Os clientes vão à empresa para terem seus problemas solucionados e não para agüentarem o mau humor de uma recepcionista que deseja descontar neles suas frustrações e problemas.
Demonstrar cortesia, simpatia, gentileza e interesse pelo cliente é imprescindível neste processo. É importante que a atendente se ponha no lugar do cliente e entenda suas necessidades, dúvidas, reclamações e expectativas. Lembrar que poderia estar na situação que o cliente se encontra é uma boa alternativa para as recepcionistas avaliarem a maneira como prestam seus serviços. Sorrir, de maneira mais natural possível, e olhar diretamente nos olhos do cliente são ações que devem ser colocadas em prática em todo momento.

3)Comunicação adequada: Muitas recepcionistas apenas ouvem o que o cliente diz: deve-se escutá-lo, ou seja, ouvi-lo com atenção. A indicação essencial é ter concentração naquilo que é dito. A recepcionista tem que fazer o cliente entender o que está sendo dito, pois é sua função explicar o que o paciente deseja saber.

4)Saber o que acontece no âmbito da empresa: Estar “por dentro” do que acontece na empresa é importante, pois assim algumas atitudes podem ser colocadas em prática para minimizar algum desconforto, responder um pedido ou desfazer alguma impressão ruim. A recepcionista deve prestar atenção ao que acontece em sua volta para efetuar um atendimento adequado.

Aproveitem as dicas e façam S U C E S S O

Beijinhos - Louise Albuquerque


4 comentários:

  1. obrigada pelas maravilhosas dicas, foi muito esclarecedor,

    ResponderExcluir
  2. obrigado eu sou uma recepcionista excelente.

    ResponderExcluir
  3. obrigada, tentarei seguir as suas dicas!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei Muito de ler a apg. obrigada as dicas são excelentes :)'

    ResponderExcluir