quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Como ser uma excelente recepcionista ?


Para atuar como Recepcionista, não há exigências quanto à formação, no entanto é importante que o profissional tenha o Ensino Médio completo, acrescido de cursos profissionalizantes e bons conhecimentos na língua portuguesa e o profissional que tiver conhecimentos em outros idiomas terá um diferencial no momento da contratação.

As recepcionistas são responsáveis por proporcionar a primeira impressão no cliente.Como diria Danuza Leão: “Você nunca tem uma segunda chance para causar a primeira impressão”.  Então ai vão algumas dicas para se tornarem excelentes recepcionistas:

1) Apresentação pessoal: Aparência é muito importante e, por este motivo, a recepcionista deve usar roupas adequadas e sóbrias, se o local de trabalho possui a norma de usar uniformes, a secretária não pode deixar de vesti-lo. Cabelos e unhas também precisam ter total atenção quanto à apresentação pessoal da recepcionista. Manter-se com uma postura corporal adequada também é essencial durante o atendimento. Uma recepcionista não pode se mostrar desleixada na maneira de andar ou sentar.

2)Simpatia e bom humor: Manter o alto astral e o bom humor durante o dia é uma tarefa das mais difíceis, mas é uma meta que deve ser almejada pelas atendentes. Os clientes vão à empresa para terem seus problemas solucionados e não para agüentarem o mau humor de uma recepcionista que deseja descontar neles suas frustrações e problemas.
Demonstrar cortesia, simpatia, gentileza e interesse pelo cliente é imprescindível neste processo. É importante que a atendente se ponha no lugar do cliente e entenda suas necessidades, dúvidas, reclamações e expectativas. Lembrar que poderia estar na situação que o cliente se encontra é uma boa alternativa para as recepcionistas avaliarem a maneira como prestam seus serviços. Sorrir, de maneira mais natural possível, e olhar diretamente nos olhos do cliente são ações que devem ser colocadas em prática em todo momento.

3)Comunicação adequada: Muitas recepcionistas apenas ouvem o que o cliente diz: deve-se escutá-lo, ou seja, ouvi-lo com atenção. A indicação essencial é ter concentração naquilo que é dito. A recepcionista tem que fazer o cliente entender o que está sendo dito, pois é sua função explicar o que o paciente deseja saber.

4)Saber o que acontece no âmbito da empresa: Estar “por dentro” do que acontece na empresa é importante, pois assim algumas atitudes podem ser colocadas em prática para minimizar algum desconforto, responder um pedido ou desfazer alguma impressão ruim. A recepcionista deve prestar atenção ao que acontece em sua volta para efetuar um atendimento adequado.

Aproveitem as dicas e façam S U C E S S O

Beijinhos - Louise Albuquerque


8 comentários:

  1. obrigada pelas maravilhosas dicas, foi muito esclarecedor,

    ResponderExcluir
  2. obrigado eu sou uma recepcionista excelente.

    ResponderExcluir
  3. obrigada, tentarei seguir as suas dicas!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei Muito de ler a apg. obrigada as dicas são excelentes :)'

    ResponderExcluir
  5. muito obrigada pelas dicas gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Excelente material de estudo... parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Dicas muito importante para ser uma excelente recepcionista......!

    ResponderExcluir
  8. estou maravilhada com material de estudo. Parabéns

    ResponderExcluir